O Curso tem como bases metodologias interativas e problematizadoras. As atividades serão realizadas nas modalidades a distância e presencial, com no mínimo um encontro por disciplina. Este objetiva a integração do professor-cursista, a apresentação da proposta da disciplina e do ambiente virtual, além da discussão da organização e programação dos estudos a serem elaborados. Em um segundo momento, quando previsto, serão discutidas as atividades desenvolvidas, a apresentação de produções realizadas e a avaliação. Os demais encontros presenciais poderão ocorrer conforme forem propostos pela equipe pedagógica das disciplinas e  de acordo com a proposta do “Ciência é Dez!”.

 

QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA

 

ORGANIZAÇÃO

 

Módulo 1 – “Para perguntar e experimentar, é só começar!” (150h)

Descrição geral do Módulo 1: Espaço de contextualização, pelo professor, das dinâmicas e das necessidades do trabalho cotidiano em suas salas de aulas de Ciências com as ações teórico-práticas, denominadas “Atividade Investigação” (AI), propostas pelo Curso. O módulo é constituído por quatro disciplinas, interligadas entre si, que abordam uma sequência de atividades com embasamento teórico-metodológico no ensino. Neste, o professor faz sua inserção no curso a partir de suas escolhas quanto aos saberes a serem apreendidos e ensinados. A incursão na própria prática se dará a partir da mobilização de seu fazer, em que o cursista será convidado a delimitar uma questão-problema a ser estudada e refletida. Por fim, nesta etapa, o questionamento e a experimentação são considerados como primeiros passos da ação investigativa que conduzirá o docente a pensar a pesquisa como o processo inerente à prática educativa em ciências.

 

Assim, MÓDULO 2 - "Para perguntar e responder, melhor saber!” (240h)

Descrição geral do Módulo 2: É caracterizado como aprofundamento do conhecimento, tanto no que se refere aos conteúdos específicos das Ciências, quanto aos do campo pedagógico. O componente curricular a ser ofertado neste espaço é a disciplina TCC3: Projeto de Investigação em Sala de Aula. Aqui, serão oferecidos ao professor-cursista subsídios para a elaboração do Projeto de Ensino que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso, iniciado no módulo 1. As atividades desenvolvidas anteriormente serão acrescidas de recursos didático-tecnológicos e de novas reflexões sobre o campo do Ensino, a partir de dois componentes disciplinares, ofertados simultaneamente: 1) TCC2: Fundamentos do Projeto de Investigação; e 2) Investigação para o Ensino de Ciências. Ambos os componentes disciplinares estarão articulados aos quatro eixos temáticos do Curso (Ambiente, Vida, Universo e Tecnologia) e às suas respectivas atividades de investigação (AI).

 

MÓDULO 3 – “Se é para experimentar, vamos fazer!” (90h)

Descrição geral do Módulo 3: Caracteriza-se como locus privilegiado da elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso. Essa produção deverá apresentar o registro e a reflexão acerca do projeto desencadeado posteriormente e a escolha realizada na disciplina de TCC1, e aprofundada na disciplina de TCC2. Assim, o professor-cursista realizará cada módulo do Curso como processo de autoformação dialogado em um ambiente de aprendizagem coletiva.