SOBRE O CURSO: 

O curso tem como bases metodologias interativas e problematizadoras. As atividades serão realizadas nas modalidades à distância e presencial, com no mínimo um encontro por disciplina, a fim de integrar-se os educadores, apresentar-se a proposta da disciplina e o ambiente virtual, além de discutir-se a organização e a programação dos estudos.

O “Ciência é Dez” está assentado em torno de um eixo norteador que perpassa todo o curso em quatro linhas temáticas: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia. O tema é redimensionando à prática docente em Ciências nas situações cotidianas das salas de aulas.

A abordagem integradora e contextualizada será constituída no diálogo permanente entre os conteúdos nos quatro tópicos e o eixo que orientará o curso, e é destinada à Educação Básica.

 

OBJETIVOS:

De maneira articulada aos objetivos gerais propostos pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso de Especialização em Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, “Ciência é Dez”, busca:

  • estabelecer diálogo permanente entre o fazer nas salas de aulas das Ciências e a Escola;
  • elaborar e implementar propostas de ensino/pesquisa em Ensino de Ciências pautadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de experimentação;
  • refletir sobre o lugar e o sentido de ensinar Ciências no Ensino Fundamental;
  • possibilitar que o professor-cursista vivencie o ensino-aprendizagem de Ciências de maneira diferenciada, de modo instigante, e em parceria com os estudantes.

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:

O curso atende à carga horária total equivalente a 480 horas, divididas em três módulos distintos:

 

MÓDULOS

CARGA HORÁRIA

Módulo 1

150h

Módulo 2

240h

Módulo 3

90h

CARGA HORÁRIA TOTAL

480h

 

Os Módulos estão distribuídos nos eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia.

 

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA:

 A metodologia de caráter interativo e dialógico do Curso proporciona ao professor-cursista um redimensionamento de sua prática docente no espaço escolar. Sob esta perspectiva, a pesquisa a ser desenvolvida estará em relação indissociável com o contexto em que o educador atua. 

A metodologia do curso tem forte princípio interativo e dialógico com o espaço escolar, propiciando ao professor-cursista um redimensionamento da prática docente no contexto onde atua, de forma indissociável à pesquisa que desenvolverá ao longo de três semestres nos módulos. 

 

CERTIFICAÇÃO:

Os requisitos para obtenção do Certificado de Especialista são a aprovação em 100% das disciplinas ofertadas e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso para banca examinadora.

Carga horária total: 480h.